sexta-feira, 11 de abril de 2014

Domínio Mares de Morros

Domínio geomorfológico – Mares de Morros



O domínio dos mares de morros é caracterizado por tem um relevo com topografia mamelonar, com superfície ondulada, formada por intensa ação erosiva pluvial. Este domínio estende-se da parte sul do país até o nordeste, obtendo uma extensão total de, aproximadamente, 1 milhão KM² , perpassando por estados como Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Bahia,  Sergipe, Alagoas,  Pernambuco e Paraíba. 

 1.      Clima e hidrografia
Apresenta um clima tropical úmido e quente, decorrente de sua proximidade com o litoral, o que provoca a intensa ação erosiva derivando deslizamentos e grandes voçorocas, o que causa enormes problemas já que milhões de pessoas insistem em morar em áreas como esta, consideradas de risco, causando grandes tragédias, pois sua forma convexa favorece a ação erosiva e com seu grande potencial hidráulico com uma significativa rede de drenagem, juntamente com a grande precipitação existente na área (derivada da massa tropical atlântica).

 2.      Solo, Vegetação e relevo
Devido a sua forma convexa, o processo de intemperismo químico causa decomposição das rochas, (dando origem à chamada terra roxa, derivada da decomposição de rochas vulcânicas mesozoicas). Em seu solo há presença de solo massapé, no nordeste, altamente fértil, e nas demais áreas por onde perpassa o domínio é mais comum o solo salmourão, não tão fértil quanto o massapé, derivado da decomposição de rochas graníticas e gnaisses.  Em seu relevo, destacado pelo planalto atlântico, encontram-se várias espécies de mata original como Pau-Brasil, Jacarandá, Jequitibá, cedro, dentre outras.
   3.      Socioeconômico e impacto das atividades humanas


Houve um intenso desmatamento na mata deste domínio (atlântica) devido às atividades humanas desde a época da colonização lusitana, agravando-se com implantação de centros urbanos, expansão da agricultura comercial, exploração de madeiras nobres para caprichos luxuosos. Atualmente existem programas para preservação desta mata como, por exemplo, a fundação O Boticário (privado) e o SOS Mata Atlântica (governamental e privado) para que haja uma diminuição das atividades humanas para que o solo, já desgastado pela intensa atividade agrícola comercial, possa se renovar e reconstituir sua vegetação.


A seguir, um vídeo que demonstra o impacto das atividades humanas sobre o rico ecossistema contido na mata atlântica, terrivelmente devastada nos dias atuais.


Equipe: Jade Santana, Letícia Lins, Rafael Costa e Thainá Pitanga.
Referências:
www.maresdemorros.wordpress.com
.cta2009-2-dominios-morfoclimaticos.blogspot.com.br

 Youtube.com(video)

Nenhum comentário:

Postar um comentário