quinta-feira, 10 de abril de 2014

Domínio Amazônico

1.   Caracterização dos ambientes:

O Domínio Amazônico na região norte do Brasil, é considerado o maior domínio morfoclimático do Brasil, com terras baixas e grande processo de sedimentação; Clima e  floresta equatorial : A floresta equatorial ocupa acerca de 40% do território brasileiro. E o seu clima equatorial tende a ser quente e úmido; Depressões e planícies Hidrografia abundante (bacia Amazônica); Floresta Equatorial Amazônica latifoliada, perenifólia (grande biodiversidade); floresta heterogênea e densa solos pouco férteis.



2.  Dados socioeconômicos, cidades, atividades agrícolas, minerais ou industriais:

 

Sofre grande influência fluvial já que se encontra na maior bacia hidrográfica do mundo. 
É pouco povoado, densidade demográfica de aproximadamente 2,88 hab./km².
Em 1970 o governo fez um programa de ocupação populacional na região amazônica, com migrações provenientes do nordeste brasileiro.
No começo a extração de borracha possibilitou o desenvolvimento da área, muitas cidades foram afetadas com o crescimento gerado pelo capital. Para auxiliar o Governo criou a Suframa (Superintendência da Zona Franca de Manaus), trazendo para capital amazonense muitas indústrias.
As grandes devastações ambientais na Amazônia fazem com que todos fiquem preocupados com seu futuro, pois se trata da maior reserva florestal do planeta terra. Sua ecologia está sofrendo grandes perigos devido ao grande atrativo econômico natural, pondo em risco o equilíbrio.
A extração de minerais geram consequências gravíssimas para o ambiente em geral, nos rios são despejados demasiados produtos químicos destinados a exploração.
A agricultura faz com que as áreas de vegetação tornem-se solos de fácil erosividade, gerando assim um efeito “dominó” no ambiente, onde cada parte necessita da outra. Praticamente todas atividades agrícolas agitem a natureza de forma negativa. A extração de borracha era viável anteriormente pois necessitava de florestas para crescimento da seringueira porém atualmente essa exploração é raríssima

 3.  Impactos socioambientais relacionados à ocupação humana:


 As queimadas para abertura de pastos, os desmatamentos para retirada de madeira, agricultura e mineração (expansão da fronteira agrícola) são os principais impactos provocados pela ação humana na Amazônia.











Equipe: Felipe Magalhães, Luan Henrique, Reinaldo Souza e Victor Laureano.
● Referências:
http://pt.slideshare.net/brenoamarante/brasil-domnios-morfoclimticos-14022235

Nenhum comentário:

Postar um comentário